Notícias

Coleção Organização Comunitária e Incidência em Políticas Públicas está disponível para download gratuito

A Coleção Organização Comunitária e Incidência em Políticas Públicas, publicada pela PARTICIPAR em 2011, está disponível gratuitamente para download (clique aqui). Dividida em 7 volumes, a publicação aborda temas primordiais às pessoas envolvidas em processos de organização comunitária e gestão ambiental no Brasil:  modelos de desenvolvimento experimentados no país, políticas públicas, participação e controle social, orçamento público, licenciamento e educação ambiental, royalties e participações especiais do petróleo, direito e cidadania. A coleção é resultado de um processo educacional comunitário desenvolvido pela Consultoria, através do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças, no Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, da Petrobras…

Leia mais

Profissionalização de cabeleireiras é resultado de projeto participativo conduzido pela PARTICIPAR

Direito, cidadania, oportunidade e beleza compõem o vocabulário das quarenta e uma mulheres que se formaram no Curso de Cabeleireira Profissional, realizado pela PARTICIPAR Desenvolvimento e Avaliação de Projetos e pelo Consórcio Manati, através do Instituto Embelleze - Candeias. Após sete meses de formação, as alunas receberam o diploma profissional nesta quinta-feira, 16 de julho, em cerimônia realizada na Biblioteca Municipal Luís Eduardo Magalhães, em Madre de Deus, que contou com a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Petrobras, operadora do Consórcio Manati. O curso é resultado de um programa…

Leia mais

Oficina de comunicação encerra com avaliação positiva dos jovens de Passé

Criada com o objetivo de capacitar os jovens no uso de ferramentas de comunicação para incidência em políticas públicas, a oficina de Comunicação e Mobilização Social, realizada em Passé, no último sábado, 11, encerrou-se com avaliação positiva pelos participantes. Na percepção dos jovens, com idade entre 9 e 15 anos, o aspecto lúdico adotado na condução das atividades facilitou a expressão e a interação do grupo. A oficina foi desenvolvida pela PARTICIPAR, no âmbito da Iniciativa Social da Dutovia. Por meio de debates e atividades práticas, os participantes exploraram os conceitos de comunicação, mobilização social e suas estratégias e aprenderam técnicas de redação jornalística,…

Leia mais

PARTICIPAR e Consórcio Manati qualificam familiares de pescadores e marisqueiras no Recôncavo Baiano

Tem início hoje, 04 de maio, mais um curso profissionalizante destinado a jovens e adultos oriundos de famílias de marisqueiras e pescadores de Madre de Deus, São Francisco do Conde e Bom Jesus dos Passos. A oportunidade, desta vez, é para a formação de soldador de eletrodo revestido. As aulas ocorrem no Centro de Treinamento da Petrobras (CETRE), em São Sebastião do Passé, e são oferecidas gratuitamente. Promovidos pelo Consórcio Manati e pela PARTICIPAR, empresa responsável pelo Programa de Educação Ambiental na área de influência do empreendimento, os cursos profissionalizantes são realizados em parceria com o SENAI, e devem qualificar cerca…

Leia mais

Legislação pesqueira é tema de formação de pescadores e marisqueiras no Recôncavo

Pescadores artesanais e marisqueiras de Acupe, Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres, no Recôncavo Baiano, participaram de um diálogo sobre direitos e legislação pesqueira, nesta última quarta, 22 de abril. A atividade integra a o processo de Formação Política Cidadã, realizado pela PARTICIPAR, empresa responsável pelo Programa de Educação Ambiental na área de influência do Consórcio Manati, em parceria com o empreendimento. Direitos previdenciários, mudanças no seguro-defeso, crimes ambientais, organizações representativas da classe e órgãos governamentais que fomentam ações para o setor pesqueiro foram alguns dos temas abordados no encontro, intitulado “Direitos Sociais e Legislação da Pesca”. Cerca 30 profissionais da pesca artesanal participaram…

Leia mais

PARTICIPAR realiza Programa de Desenvolvimento de Lideranças nas Localidades da Área de Influência da Dutovia

O Programa consiste em um processo educacional baseado em seminários presenciais teórico-práticos, intercâmbios de aprendizagem, análise de casos, resolução de desafios, rodas de diálogos intergeracionais, entre outras atividades. Sua aplicação visa estimular as qualidades de liderança dos seus participantes através de experiências, desafios, decisões que os confrontem com a problemática socioambiental. Ao mesmo tempo, propõe-se a disseminar e a construir conteúdos e ferramentas que desenvolvam as qualidades necessárias para a compreensão da realidade e, principalmente, para a gestão socioambiental em quaisquer dos âmbitos em que este papel interfira na condução ou articulação de políticas, programas, projetos ou organizações. O desenvolvimento…

Leia mais

Participar e Queiroz Galvão concluem Plano de Compensação de Atividade Pesqueira no sul da Bahia

O Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP) é uma medida compensatória exigida das empresas petrolíferas, pelo IBAMA, para o processo de Licenciamento Ambiental. A Participar foi contratada pela Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) para formular e executar o referido plano. As atividades foram iniciadas em março de 2012 e concluídas em dezembro de 2014. Este processo de aprendizagem envolvendo a indústria do petróleo e comunidades tradicionais é considerado modelo no processo de licenciamento ambiental. Envolveu comunidades tradicionais (indígenas) no município de Ilhéus e extrativistas da Reserva Extrativista de Canavieiras (municípios de Una, Canavieiras e Belmonte). Todo o processo metodológico de trabalho foi fundamentado na participação cidadã,…

Leia mais

PARTICIPAR realiza Programa Regional de Formação Política Cidadã no PIPP-Manati

O Programa Integrado de Projetos Produtivos (PIPP) do Manati tem como uma de suas linhas de ação a realização de um Programa Regional de Formação Política Cidadã (Pró-Lideranças PIPP). Este consiste em um processo educacional que visa estimular as qualidades positivas de liderança dos seus participantes através de experiências, desafios e decisões que podem ser confrontadas com a problemática ambiental. Ao mesmo tempo, propõe disseminar e construir conteúdos e ferramentas que desenvolvam as qualidades necessárias para a gestão ambiental em quaisquer dos âmbitos em que este papel venha interferir na condução ou articulação de políticas, programas, projetos ou organizações. O…

Leia mais

PARTICIPAR realiza capacitação para técnicos e professores da UENF-RJ

A oficina abordou “O Uso de Metodologias Participativas em Trabalhos Comunitários” tendo como base Técnicas de Moderação e Visualização Móvel, as quais se fundamentam no trabalho em grupo de forma participativa e na visualização e documentação de todo o processo, além de instrumentos de DRP – Diagnóstico Rural Participativo e do Método ZOPP - Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos. Neste sentido, objetivou construir capacidades para aperfeiçoar a atuação de equipes de trabalho na condução de processos relacionados à gestão de projetos que trabalham com o enfoque participativo. O uso de metodologias baseadas no enfoque participativo tenta aportar meios didáticos…

Leia mais

Promoção da Cidadania Laboral do setor Pesqueiro

A PARTICIPAR, juntamente com o Consórcio Manati estabelece parceria com a Capitania dos Portos da Bahia para promover vistoria e regularização de embarcações nas regiões do Baixo Sul e Recôncavo baiano. Esta é mais uma das ações do eixo de trabalho denominado Cidadania Laboral do setor Pesqueiro. Oportunizar a vistoria e a regularização das embarcações utilizadas pelos pescadores e marisqueiras das áreas de influência do Campo de Manati é um dos objetivos do PIPP - Programa Integrado de Projetos Produtivos. Para o alcance desse objetivo, a parceria firmada entre a PARTICIPAR, Consórcio Manati e Capitania dos Portos da Bahia já…

Leia mais