Notícias

Participar apresenta proposta de trabalho nas reuniões ampliadas nas localidades da área de influência da Dutovia

O objetivo desses encontros foi apresentar a proposta de trabalho de relacionamento comunitário da Dutovia e sensibilizar, mobilizar e articular atores estratégicos das comunidades para participar das ações. Na oportunidade, o SESI, também parceiro da Dutovia, apresentou as propostas de Comunicação de Risco e Educação Ambiental, previstas no seu contrato. Por fim, a Participar apresentou a proposta de construção de capacidades locais (formação político-cidadã) e fortalecimento da organização comunitária e agendou o início do processo formativo (programa de desenvolvimento de lideranças).

Leia mais

A PARTICIPAR, juntamente com o Consórcio Manati*, estabelece parceria com a Capitania dos Portos da Bahia para promover vistoria e regularização de embarcações

Oportunizar a vistoria e a regularização das embarcações utilizadas pelos pescadores e marisqueiras da área de influência do Campo de Manati é um dos objetivos do PIPP - Programa Integrado de Projetos Produtivos.   Para o alcance desse objetivo, a parceria firmada com a Capitania dos Portos da Bahia permitiu a vistoria de mais de 400 embarcações, no âmbito dos processos sistemáticos de acompanhamento para a regularização das mesmas.   Dentre as atividades desenvolvidas no PIPP, está a intermediação da relação dos comunitários (pescadores e marisqueiras) com a Capitania dos Portos da Bahia, orientando-os quanto à documentação necessária para regularização…

Leia mais

Encerramento do Contrato de consultoria com a UO-RIO na Bacia de Campos

Nesse contexto, o desafio dos últimos cinco anos, na Bacia de Campos, foi construir um ambiente de aprendizagem mútuo que tornasse possível construir processos de aprendizagem nos quais os sujeitos sempre protagonizem as ações e estejam no centro das atenções, traço ímpar da filosofia de trabalho da Participar.   As ações do Projeto NEA-BC privilegiam o jovem e os comunitários que buscam alternativas para a resolução das históricas demandas locais e que usam seu protagonismo como combustível. Razão que faz dele uma intervenção contra-hegemônica de sucesso na Bacia de Campos, favorecendo a emancipação de sujeitos e fortalecendo a organização da…

Leia mais

PARTICIPAR realiza oficina de integração dos Projetos de Educação Ambiental da Bacia de Campos

O encontro contou com a participação de integrantes do Projeto NEA-BC e egressos do Projeto Pólen, iniciativas integrantes do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos – PEA-BC - PETROBRAS UO/RIO. No decorrer da programação, os participantes puderam conhecer as linhas estratégicas das iniciativas programáticas das Unidades UO/RIO e UO/BC. Logo após, com a moderação dos consultores da PARTICIPAR criaram coletivamente o Modelo de Gestão dos espaços locais de articulação política dos Projetos, que serão alugados em cada município envolvido. Divididos em pequenos grupos, os participantes puderam construir, de forma coletiva, o modelo de gestão dos espaços. Definindo a…

Leia mais

Participar vence licitação e assina contrato para desenvolvimento de Projeto Social com comunidades do entorno da Dutovia, na Região Metropolitana de Salvador

O Projeto, que tem como principal objetivo a construção de capacidades locais e o fortalecimento da organização comunitária, será implementado nas localidades de Passé, Pasto de Fora, Madeira, Menino Jesus (município de Candeias); Pitanga dos Palmares (município de Simões Filho); e Jardim Futurama I (município de Dias D’Ávila). Sua estratégia contempla 4 linhas de ação complementares:   - Construção de Capacidades Locais: Programa de Formação Político-Cidadã;  - Fortalecimento da Organização Comunitária; - Oficinas de Arte-Educação; - Aulas de Reforço Escolar.   Considera-se que para alcançar esses objetivos torna-se necessário sensibilizar, mobilizar e articular atores estratégicos das comunidades, especialmente a juventude…

Leia mais

PARTICIPAR realiza Planejamento Estratégico de Comunicação do Projeto NEA-BC

Estiveram presentes na oficina jovens representantes dos 13 municípios participantes do Projeto NEA-BC, a diretoria da Associação NEA-BC, equipe técnica da Petrobras UO-RIO e consultores da Participar. Após a sistematização do plano, o documento será apresentado aos grupos gestores locais dos 13 municípios participantes do Projeto NEA-BC para validação e posterior implementação.

Leia mais

PARTICIPAR finaliza Primeiro Ciclo do Projeto NEA-BC com bons resultados

O Encontro nomeado Culminância e Avaliação, foi marcado por apresentações dos resultados e reflexões sobre as práticas do Projeto NEA-BC nesse primeiro ciclo e apresentação das perspectivas para o segundo ciclo do Projeto NEA-BC e o Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças (Pró-Lideranças NEA-BC). O evento foi realizado no Hotel Vilarejo, no município de Rio das Ostras e contou com a participação de representantes dos 13 Grupos de Gestores Locais (GGL) do Projeto NEA-BC, integrantes da etapa regional do Pró-Lideranças NEA-BC, representantes do IBAMA, PETROBRAS, além da equipe pedagógica da PARTICIPAR, técnicos e representantes da diretoria da Associação NEA-BC.…

Leia mais

PARTICIPAR inova na proposta pedagógica do Projeto NEA-BC

A PARTICIPAR inova mais uma vez na sua proposta pedagógica ao simular um Talk Show (programa televisivo de entrevista) para discutir sobre inteligências de liderança com os jovens participantes do 2º Seminário de Aprendizagem do Projeto NEA-BC, no Rio de Janeiro.   A atividade foi dividida em dois momentos distintos; no primeiro instante, os especialistas discorreram sobre a temática Liderança, traçando um panorama geral de sua vida pessoal e militância; no segundo os participantes, já familiarizados com otema,formularam perguntas para os painelistas. Participaram dos diálogos quatro entrevistados/especialista e um âncora, este ultimo teveo papel de coordenar/animar os diálogos. Veja abaixo o currículo dos…

Leia mais

Parceria entre a Participar, Consórcio Manati e Capitania dos Portos da Bahia forma a primeira turma do curso de Aquaviários do PIPP – Etapa Construção de Capacidades Locais.

Após 05 (cinco) dias de aula, com carga horária de 40 horas/aula, 35 pescadores do município de Conceição de Salinas, participantes do Programa Integrado de Projetos Produtivos (PIPP) concluíram o Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ) para Pescadores Profissionais (POP). O curso foi conduzido pela Capitânia dos Portos da Bahia e contou com a parceria institucional da Participar e do Consórcio Manati. Dentre a programação do curso esteve às aulas teóricas e práticas com testes de flutuabilidade e natação, provas e cerimonial de entrega de certificado e habilitação para os pescadores aprovados em todas as etapas do curso. O cerimonial de certificação e habilitação…

Leia mais

Comissão de Pescadores participantes do PIPP no Morro de São Paulo visitam estaleiros

A PARTICIPAR acompanhou a  comitiva formada por pescadores participantes das atividades do PIPP, em Morro de São Paulo (Cairu -BA), durante a visita aos estaleiros da Região Metropolitana de Salvador e Conceição de Salinas, região da Ilha de Itaparica nos dias 17 e 18 de outubro último. Entre os estaleiros visitados, a comissão conheceu as embarcações produzidas pelo Estaleiro da Fundação para o Desenvolvimento de Comunidades Pesqueiras Artesanais (Fundipesca), em Camaçari; Estaleiro Bakar, no bairro de Valéria, em Salvador; e o Estaleiro ARS Canoas, em Conceição de Salinas, município de Salinas da Margarida. O objetivo dessas visitas foi avaliar, na visão dos…

Leia mais