Notícias

Participar vence licitação e assina contrato para desenvolvimento de Projeto Social com comunidades do entorno da Dutovia, na Região Metropolitana de Salvador

19 de setembro de 2013

A partir de dezembro de 2013, a Participar – Desenvolvimento e Avaliação de Projetos – dará início às atividades de implementação do Projeto Social com comunidades do entorno da Dutovia , que deverão ter duração de 18 meses.

O Projeto, que tem como principal objetivo a construção de capacidades locais e o fortalecimento da organização comunitária, será implementado nas localidades de Passé, Pasto de Fora, Madeira, Menino Jesus (município de Candeias); Pitanga dos Palmares (município de Simões Filho); e Jardim Futurama I (município de Dias D’Ávila). Sua estratégia contempla 4 linhas de ação complementares:
 
- Construção de Capacidades Locais: Programa de Formação Político-Cidadã; 
- Fortalecimento da Organização Comunitária;
- Oficinas de Arte-Educação;
- Aulas de Reforço Escolar.
 
Considera-se que para alcançar esses objetivos torna-se necessário sensibilizar, mobilizar e articular atores estratégicos das comunidades, especialmente a juventude que poderá ser a grande beneficiaria do desenvolvimento local. Para isso, o projeto deverá contar com uma rede de articuladores locais – pessoas físicas, que deverão desencadear ações de sensibilização e mobilização em suas comunidades, visando ampliar a participação comunitária em atividades que fomentem o efetivo desenvolvimento local.
 
_______________________
1  Dutovia é uma via de dutos que são tubulações utilizadas para o transporte de fluídos de um ponto a outro. A dutovia localiza-se na Região Metropolitana de Salvador (RMS) transportando produtos químicos e petroquímicos entre a Refinaria Landulpho Alves – RLAM, situada no município de Madre de Deus, o Pólo Industrial, em Camaçari e o Porto de Aratu, no município de Candeias. Possui aproximadamente 35 quilômetros de extensão e sua faixa tem 20 metros de largura, sendo composta por dezoito dutos. Os mesmos pertencem a seis empresas: ACRINOR – ACRILONITRA DO NORDESTE, BRASKEM S/A, COMPANHIA DE GÁS DA BAHIA - BAHIAGÁS, DOW BRASIL NORDESTE, PETROBRAS – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A – FAFEN, PETROBRAS TRANSPORTE S/A – TRANSPETRO que firmaram um termo de ajuste para a gestão compartilhada da dutovia, no sentido de otimizar recursos e buscar a melhoria continua na prevenção e controle dos riscos.

Voltar para listagem