Notícias

PARTICIPAR inova na proposta pedagógica do Projeto NEA-BC

02 de abril de 2012

A PARTICIPAR inova mais uma vez na sua proposta pedagógica ao simular um Talk Show (programa televisivo de entrevista) para discutir sobre inteligências de liderança com os jovens participantes do 2º Seminário de Aprendizagem do Projeto NEA-BC, no Rio de Janeiro.

 

A atividade foi dividida em dois momentos distintos; no primeiro instante, os especialistas discorreram sobre a temática Liderança, traçando um panorama geral de sua vida pessoal e militância; no segundo os participantes, já familiarizados com otema,formularam perguntas para os painelistas.


Participaram dos diálogos quatro entrevistados/especialista e um âncora, este ultimo teveo papel de coordenar/animar os diálogos. Veja abaixo o currículo dos especialistas e entrevistador que participaram do Talk Show Pró-Lideranças NEA-BC.


PERFIL - Convidados e apresentador (a) do Talk Show Pró-Lideranças NEA-BC


Andrés Thompson

Andrés tem se comprometido com a transformação e o desenvolvimento social nos últimos 35 anos em diferentes papéis (militante, voluntário, consultor, pesquisador, gerente, conselheiro, coach, líder de equipes, diretor) e em diversas instituições e movimentos sociais. Nascido na Argentina viveu também no Brasil, na Holanda, nos Estados Unidos e no Uruguai. Entre 1994 e 2010, foi Diretor de Programação para América Latina e o Caribe da W.K. Kellogg Foundation. Andrés estudou psicologia na Universidade de Rosário, Argentina, e fez Mestrado em Estudos do Desenvolvimento no Instituto de Estudos Sociais, em Haia, Holanda. É InternationalFellow do Centro de Estudos de Filantropia e Sociedade Civil, no The Graduate Center, da City Universityof New York (CUNY), e SeniorFellow do SynergosInstitute, de Nova York. Atualmente é gerente geral do projeto Streetfootballworld Brasil. Uma instituição internacional composta por organizações cuja missão é promover a mudança social global por meio do futebol. Fundada em Berlim (Alemanha) em 2002, tem 36 membros na equipe conta com parceiros globais: FIFA, Governo Alemão, UEFA, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), SONY e Adidas.

 

Elionice Sacramento

Elionice é formada em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira. Jovem ativista política do MPP – Movimento de Pescadores e Pescadoras é também fundadora do Grupo Gaivota de Salinas da Margarida, na Bahia. Elionice possui mais de 16 anos de militância na defesa dos direitos dos povos tradicionais, pescadores.


Michel Chagas

Michel Chagas é Graduado em Administração, militante do Instituto Steve Biko (Bahia) e desde 2005 vem desempenhando atividades na área de gestão, liderança e coordenação de projetos. Após sua participação no Programa de Liderança e Desenvolvimento Social para a América Latina e Caribe (PLDS), Michel tornou-se responsável pelas ações articuladas da Biko com outras organizações do movimento social. Neste sentido, em 2007 fez parte da coordenação do I Encontro Nacional de Juventude Negra (ENJUNE). Michel também vem participando de diversas conferências e encontros da juventude negra da África e Diáspora como, por exemplo: a Cúpula Mundial da Juventude Afro-descendente 2011 que ocorreu em San Jose, Costa Rica (5-7 outubro de 2011) e o Encontro de juventude afro-descendente da América Latina e Caribe ocorrido em Cali – Colômbia (13 a 17 de março de 2007).


Michel acaba de concluir o mestrado em políticas de desenvolvimento internacional na Duke University e agora coordena as avaliações do Programa de Equidade Racial no Nordeste Brasileiro (Kwetu).

 

Luciara Figueira

Luciara Figueira é graduada em Ciências Sociais. Teve a oportunidade de trabalhar com pescadores artesanais, no município de Caravelas na Bahia, na qual pode entender como este grupo social é atravessado por processos e mudanças que não necessariamente dialogam com seu modo de vida, especialmente aqueles alavancados pela implementação de políticas públicas e na época de sua atuação, pôde participar de todo o processo de criação da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, que é uma Unidade de Conservação de âmbito federal, e também desenvolveu trabalhos de levantamentos socioeconômicos da pesca artesanal e de educação ambiental junto a ONGs que trabalham com conservação marinha.


Em 2002, Luciara Figueira veio trabalhar no Rio de Janeiro, mais especificamente no então ELPN/IBAMA, hoje Coordenação Geral de Petróleo e Gás do IBAMA, que responde pelo licenciamento ambiental federal das atividades marítimas Exploração e Produção de Petróleo e Gás.


Entre 2007 e 2009 Luciara Figueira desenvolveu outros projetos não vinculados ao IBAMA e, em 2009, assumiu a Coordenação de Campo da Equipe de Acompanhamento do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos, responsável pelo acompanhamento e avaliação dos Projetos de Educação Ambiental que o compõe, dentre eles o Projeto NEA-BC.

 

Betina Kopp

Betina Kopp é atriz, poeta, apresentadora e produtora. Nasceu em 31 de agosto de 1983. Formou-se em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira no ano de 2005 e em Artes Cênicas pela CAL- Casa de Artes de Laranjeiras em 2007. É apresentadora do programa Sensacionalista – um Jornal isento de verdade- no canal Multishow. Tem no currículo participações em “Malhação” e "A grande família" da Rede Globo e no programa “Afinando a Língua”, da TV Futura. No teatro destacam-se as peças “Vão Paraíso” e “Escola de Molières”, ambas dirigidas por Amir Haddad. Fez a interpretação artística e locução das obras: “Baú do Raul Revirado” organizado por Silvio Essinger, “A cabeça de Medusa” de Orígenes Lessa e “Morangos Mofados” de Caio Fernando Abreu pelo selo Plugme de audiolivros. É militante dos Movimentos de Poesia e atua em diversos eventos com suas performances poéticas. Criou as performances interativas PQP-POESIA QUE PARA e POESIA PARA DEGUSTAR e circulou por Festivais na Bahia, FLIPORTO em Pernambuco, Nova Terra no Rio, na PUC, na Feira EXPOBRASIL, no Abraço da Paz do Tabajara e na Colônia de Férias do Complexo do Alemão. As performances tem o objetivo do contato direto, da troca de afetos e da cirulação da poesia em lugares inesperados. Com a poesia, Betina já pisou no palco do Canecão e no Presídio Bangu I. Lançou seu primeiro livreto de poesia independente “Corpinturada” em 2009, o título saiu da performance de action-painting que realiza, onde o seu corpo em movimento é o suporte da tela. Artista versátil, Betina utiliza seus estímulos para dar a vida a trabalhos artísticos.

Integrante e produtora do grupo Voluntários da Pátria desde 2006, realizou recentemente o Projeto Escola no Palco em Escolas do RJ.
Blog- 
www.becodebb.blogspot.com


Link para entrevista no "Programa do Jô":
http://www.youtube.com/watch?v=9ydMqxmCcf8

 

Voltar para listagem