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Programa de Formação de Gestores Sociais

03 de novembro de 2009

A Diretoria, o Conselho Fiscal, a Equipe Gestora, entre outros membros da Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC) estão participando de um processo formativo em Gestão Social, visando ao desenvolvimento de lideranças na referida associação. Tal Programa integra o Projeto de Educação Ambiental da PETROBRAS/UN-RIO, como condicionante do processo de licenciamento ambiental das atividades marítimas de petróleo e gás da Empresa. 

Segundo os pressupostos teóricos estabelecidos pelo órgão responsável pelo referido licenciamento, IBAMA, um programa de educação ambiental deverá proporcionar meios para a produção e aquisição de conhecimentos e habilidades e contribuir para o desenvolvimento de atitudes, buscando a participação individual e coletiva na gestão do uso sustentável e na conservação dos recursos ambientais, bem como na concepção e aplicação de decisões que afetam a qualidade ambiental (meio físico e sociocultural).

Neste contexto, o Programa de Formação de Gestores Sociais surge como um instrumento educativo baseado em módulos presenciais teórico-práticos que busca estimular as qualidades de liderança dos seus participantes através de experiências, desafios, decisões que os confrontem com a problemática da gestão de projetos de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, propõe-se a disseminar conteúdos e ferramentas que desenvolvam as capacidades necessárias para a gestão social, em qualquer dos âmbitos em que este papel interfira na condução ou articulação dos processos do Projeto de Educação Ambiental da PETROBRAS/UN-RIO.

Para o seu traçado didático, foram identificadas três dimensões sobre as quais se aplica o programa:

■ O Agente Multiplicador: nesta dimensão está incluído o trabalho sobre o autoconhecimento de cada participante, seus pontos fortes e fracos, sua história de escolhas e o desenvolvimento do seu papel no NEA-BC;

■ A Abordagem Teórica: o traçado do programa nesta dimensão será dado pelas aulas expositivas, pelos debates, pelas leituras sobre os principais temas no campo da Gestão Social;

■ A Abordagem Prática: aqui se incluem os instrumentos e as ferramentas necessárias para a efetiva gestão de equipes, projetos, organizações, alianças, através de metodologias de planejamento, negociação, comunicação, avaliação e gerenciamento.

 

Todo o processo formativo terá como ponto de partida uma visão integrada e multidisciplinar da problemática da Gestão Social, incorporando visões sociais e econômicas, locais e globais, urbanas e rurais, críticas, mas também orientadas para a solução de problemas e questionadoras das concepções prevalecentes de poder. A PARTICIPAR – Desenvolvimento e Avaliação de Projetos, juntamente com a PETROBRAS/UN-RIO e os Agentes Multiplicadores, desenvolveu um currículo, formato pedagógico e conteúdos a serem trabalhados nos módulos, que se desdobram em encontros que atuarão como organizadores dos conteúdos e experiências a serem trabalhadas.  

Inicialmente, os encontros estão estruturados a partir dos seguintes temas, que se constituem em módulos do Programa: 

- As associações e seu papel social e político: a Gestão da Prática 

- Relações Interpessoais e Mediação de Conflitos: a Gestão do Intangível

- Liderança e Motivação: o Trabalho de Coaching em Processos Sociais 

- Direito e Cidadania em processos de desenvolvimento social

- Educação no processo de gestão ambiental: um olhar para as contradições existentes entre geração de riquezas e exclusão social

Desta forma, o processo formativo será dividido em módulos de 24 horas, no mínimo, ocorrendo no máximo um módulo por mês. Nos intervalos entre um módulo e outro os participantes deverão realizar exercícios, com um roteiro básico de trabalho, aplicando os conhecimentos e habilidades aprendidas. Vale ressaltar que a formação aqui apresentada está contextualizada à prática demandada no processo de gestão da Associação NEA-BC, no acompanhamento dos Projetos dos NÓS e na gestão dos projetos de cada NÓ.

A didática dos módulos tem como principal foco a vivência prática dos participantes, devendo a experiência ser apresentada e avaliada, configurando um processo de reflexão e ação transformadora, utilizando-se os conhecimentos e habilidades como instrumentos para análise e mudança de posturas. Os Agentes Multiplicadores e a Equipe Gestora, bem como a Diretoria e Conselho Fiscal do NEA-BC, constituem os principais públicos deste processo, que deverá propiciar integração paulatina desses atores em seus processos de trabalho.

Serão utilizadas técnicas pedagógicas adequadas ao público, com particular atenção para a questão da linguagem e da comunicação. As aulas expositivas devem ter sempre um espaço para o debate. Também devem ser utilizados trabalhos dirigidos em grupos, estudos de casos, jogos de simulação e análise de experiências relevantes para o tema em questão.

Espera-se, como resultado da capacitação, que os Agentes multiplicadores estejam aptos a exercerem seus papeis de gestores sociais de processos de desenvolvimento de forma convergente e participativa, que saibam aplicar os conhecimentos e técnicas aprendidas e, com isso, possam lograr êxito em suas iniciativas de promover o desenvolvimento do Projeto PETROBRAS/UN-RIO.

Salienta-se que, em relação à implementação do Programa, entre agosto e outubro de 2009, foram realizados os dois primeiros módulos acima mencionados.

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