Notícias

PIPP em Salinas da Margarida

05 de julho de 2009

Nos meses de maio e junho de 2009, a Participar realizou as oficinas de construção da estratégia comunitária de compensação socioambiental do Campo de Manati nas localidades de Barra do Paraguaçu, Conceição de Salinas, Sede e Cairu, no município de Salinas da Margarida, recôncavo da Bahia. 

Salienta-se que os aprendizados decorrentes de todo o processo de relacionamento do Consórcio Manati com as localidades de Cairu, Conceição, Barra do Paraguaçu e Sede de Salinas da Margarida, além da abundância de informações já produzidas e sistematizadas a partir das diversas intervenções do Manati no Município, indicaram que o PIPP em tais localidades deveria adotar metodologia diferenciada. Neste contexto, decidiu-se por evitar modelos metodológicos com longos períodos de diagnóstico que exigem maior dedicação das comunidades envolvidas. 

Desse modo, optou-se inicialmente pela socialização dos resultados da sistematização das experiências, acima citada, com lideranças comunitárias e trabalhadores(as) da pesca artesanal, para só depois agendar as oficinas de construção das estratégias comunitárias propostas para compensação socioambiental do Manati em cada localidade. 

Assim, as oficinas partiram do aprendizado gerado pelo processo de sistematização das experiências e, como em todas as outras localidades do PIPP, o processo foi realizado através da utilização de metodologias participativas e envolveu diversos atores sociais ligados ao setor pesqueiro. 

No período de 15 a 18 de julho de 2009, foi realizado um encontro com o grupo gestor de cada localidade de Salinas envolvida no PIPP, visando à leitura conjunta e realização de ajustes nos respectivos documentos. Na próxima fase do trabalho, um consultor da Empresa que participou de todo o processo nas referidas localidades deverá acompanhar as reuniões nas quais cada comunidade apresentará e defenderá sua estratégia de compensação perante o Consórcio Manati e o IBAMA. Estas reuniões estão previstas para acontecer em agosto de 2009.

Voltar para listagem