Notícias

PARTICIPAR realiza capacitação para técnicos e professores da UENF-RJ

10 de novembro de 2014

A oficina abordou “O Uso de Metodologias Participativas em Trabalhos Comunitários” tendo como base Técnicas de Moderação e Visualização Móvel, as quais se fundamentam no trabalho em grupo de forma participativa e na visualização e documentação de todo o processo, além de instrumentos de DRP – Diagnóstico Rural Participativo e do Método ZOPP - Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos.

Neste sentido, objetivou construir capacidades para aperfeiçoar a atuação de equipes de trabalho na condução de processos relacionados à gestão de projetos que trabalham com o enfoque participativo. O uso de metodologias baseadas no enfoque participativo tenta aportar meios didáticos que facilitam a capacitação e o intercâmbio de experiências, que melhoram a aprendizagem e o aperfeiçoamento profissional, tornando mais transparentes e democráticos os processos de decisão, planejamento, execução e avaliação. Neste contexto, o treinamento buscou provocar uma reflexão sobre a importância do uso de metodologias participativas, bem como sua aplicação prática em trabalhos comunitários.

Todos os trabalhos foram realizados de forma participativa, em pequenos grupos e em plenária, simulando uma oficina de trabalho, com base no princípio do aprender-fazendo, em um processo fundamentado na ação-reflexão.

Cada etapa do treinamento foi antecedida de explicações teóricas, com o auxílio de tarjetas, painéis e projeções de slides. Os participantes receberam um manual contendo o roteiro metodológico proposto, os painéis e slides apresentados, além de textos de apoio.

Os facilitadores tiveram função de moderadores no âmbito do processo, facilitando as discussões entre os presentes, orientando na busca de soluções para as tarefas e, de instrutores, aportando conteúdos e metodologias baseadas no enfoque participativo e dirimindo dúvidas em relação à metodologia empregada e ao processo como um todo.

Foram criadas diversas oportunidades para que os participantes pudessem exercitar as técnicas propostas. A maioria dos passos do roteiro empregado na Oficina foi, na realidade, conduzida pelos próprios participantes, havendo alternância entre a dinâmica de representação (simulação) e o exercício da moderação.

Assim, a oficina foi desenvolvida no período de 24 a 26 de setembro de 2014, na Casa de Cultura Villa Maria, espaço da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), na cidade de Campos dos Goytacazes, com a participação de 35 pessoas que atuam como coordenadoras ou técnicas dos projetos Pescarte e Territórios do Petróleo, além de 03 técnicas da PETROBRAS – Unidade de Operações da Bacia de Campos (PETROBRAS/UO-BC) e os 02 facilitadores, da empresa PARTICIPAR – Desenvolvimento e Avaliação de Projetos.

 

Galeria de fotos

Voltar para listagem