Notícias

PARTICIPAR realiza Programa Regional de Formação Política Cidadã no PIPP-Manati

11 de novembro de 2014

O Programa Integrado de Projetos Produtivos (PIPP) do Manati tem como uma de suas linhas de ação a realização de um Programa Regional de Formação Política Cidadã (Pró-Lideranças PIPP). Este consiste em um processo educacional que visa estimular as qualidades positivas de liderança dos seus participantes através de experiências, desafios e decisões que podem ser confrontadas com a problemática ambiental. Ao mesmo tempo, propõe disseminar e construir conteúdos e ferramentas que desenvolvam as qualidades necessárias para a gestão ambiental em quaisquer dos âmbitos em que este papel venha interferir na condução ou articulação de políticas, programas, projetos ou organizações.

O Pró-Lideranças PIPP visa trabalhar a dimensão teórica e a atuação prática desdobrada em atividades com vias à intervenção na realidade do município e das localidades em que ele influencia ou é influenciado, aqui entendido como o território e tem como principais instrumentos de aprendizagem seminários presenciais teórico-práticos onde são abordados temas como: Território, Estado e Sociedade; Espaços Públicos; Educação no Processo de Gestão Ambiental; Políticas Públicas; Orçamento Público; Royalties; Cultura; Pesca; Turismo; Negociação etc.

Neste contexto, o Programa teve início de 2014, envolvendo comunidades dos municípios de Cairu e Nilo Peçanha, no Baixo Sul da Bahia, e já contou com 5 Encontros de Aprendizagem com esse público, sendo que o mais recente aconteceu no dia 20 de setembro, na localidade de Moreré (Cairu-BA).

Assim, sua próxima atividade será um intercâmbio desses comunitários já envolvidos no Programa com extrativistas da Reserva Extrativista de Canavieiras, que deverá acontecer nos dias 14 e 15 de novembro de 2014, no município de Canavieiras.

Galeria de fotos

Voltar para listagem