Notícias

Oficina de comunicação encerra com avaliação positiva dos jovens de Passé

15 de julho de 2015

Criada com o objetivo de capacitar os jovens no uso de ferramentas de comunicação para incidência em políticas públicas, a oficina de Comunicação e Mobilização Social, realizada em Passé, no último sábado, 11, encerrou-se com avaliação positiva pelos participantes. Na percepção dos jovens, com idade entre 9 e 15 anos, o aspecto lúdico adotado na condução das atividades facilitou a expressão e a interação do grupo. A oficina foi desenvolvida pela PARTICIPAR, no âmbito da Iniciativa Social da Dutovia.

Por meio de debates e atividades práticas, os participantes exploraram os conceitos de comunicação, mobilização social e suas estratégias e aprenderam técnicas de redação jornalística, em dois encontros, com carga horária total de 6 horas, realizados aos sábados (13/06 e 11/07). Entre as metodologias adotadas uma foi especialmente elogiada pelo grupo, a “Facepassé”, inspirada nas ferramentas do Facebook, na qual os jovens se identificam, mencionam o que “curtem” em sua comunidade, comentam o que não os agrada e compartilham iniciativas e situações vividas por eles. Criada pela consultora da PARTICIPAR, Emanulle Silva, esta dinâmica provoca um posicionamento crítico dos jovens em relação ao local onde vivem, às responsabilidades dos agentes públicos e privados, e ajuda a promover o debate sobre as possíveis ações que podem ser feitas por eles para mudar a situação.

Passé, distrito de Candeias, na região metropolitana de Salvador, foi a primeira comunidade onde se realizou a oficina de Comunicação e Mobilização Social da Iniciativa Social da Dutovia. Os próximos eventos acontecerão nas localidades de Madeira, Menino Jesus e Vila Esperança, também em Candeias, e Pitanga de Palmares, comunidade quilombola de Simões Filho.

Confira nossa agenda:

Madeira

Dias: 18 e 25 de julho

Horário: 9h às 12h

Local: Associação Comunitária

 

Pitanga de Palmares

Dias: 18 de julho e 22 de agosto

Horário: 14h às 17h

Local: Centro Comunitário Nossa Esperança

 

Vila Esperança

Dias: 01 e 15 de agosto

Horário: 14h às 17h 

Local: Associação Comunitária 

Menino Jesus

Dias: 15 de agosto e 12 de setembro

Horário: 9h às 12h 

Local: CORCOMEJ

Galeria de fotos

Voltar para listagem