Notícias

Profissionalização de cabeleireiras é resultado de projeto participativo conduzido pela PARTICIPAR

20 de julho de 2015

Direito, cidadania, oportunidade e beleza compõem o vocabulário das quarenta e uma mulheres que se formaram no Curso de Cabeleireira Profissional, realizado pela PARTICIPAR Desenvolvimento e Avaliação de Projetos e pelo Consórcio Manati, através do Instituto Embelleze - Candeias.

Após sete meses de formação, as alunas receberam o diploma profissional nesta quinta-feira, 16 de julho, em cerimônia realizada na Biblioteca Municipal Luís Eduardo Magalhães, em Madre de Deus, que contou com a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Petrobras, operadora do Consórcio Manati.

O curso é resultado de um programa de educação no processo de gestão ambiental, executado pela PARTICIPAR, com o objetivo de definir ações compensatórias para as comunidades dos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde e Salvador, afetadas pela produção de gás natural do Campo de Manati. Tal medida é condicionante de Licença de Operação do empreendimento, regulado IBAMA, e tem como premissa o envolvimento dos afetados na definição dos projetos que serão desenvolvidos. Neste sentido, as noções de direito e cidadania foram incorporadas à formação profissional, como um diferencial do processo.

Além dos conhecimentos profissionais, a qualificação contribuiu para melhorar a autoestima das alunas, percebida nos comportamentos e em declarações, como a de Sheila Fagundes, oradora da turma da manhã, que intitulou seu discurso de “Aqui se cruzam pessoas especiais”. Para Jeane Balbino dos Santos, de 23 anos, a nova profissão ajudará “não só na parte material, mas no bem-estar de ver outras pessoas bonitas e de me sentir bonita também”, afirma.

Ao clima festivo da cerimônia de formatura, prestigiada por amigos e familiares das novas cabeleireiras, seguiu-se um coquetel para celebrar a nova etapa.

 

Galeria de fotos

Voltar para listagem