Notícias

Marisqueiras e pescadores do Baixo-Sul lançam site em defesa da pesca artesanal

20 de agosto de 2015

O coletivo Rede Mar de Cidadania, formado por ativistas ligados ao movimento em defesa da pesca artesanal, nos municípios de Cairu e Nilo Peçanha, Baixo-Sul da Bahia, acaba de lançar um site para divulgar notícias, difundir sua cultura e denunciar atos que desrespeitam as comunidades tradicionais do território. O conteúdo pode ser acessado pelo endereço www.redemardecidadania.org.br.

O objetivo dos ativistas é mobilizar a sociedade em torno de bandeiras de luta que possam beneficiar as comunidades tradicionais locais, como a criação do Fundo Municipal de Apoio à Pesca, projeto de lei de iniciativa popular que os ativistas apresentaram à Prefeitura de Cairu no início do mês de agosto.

Os tipos de pesca praticados em cada povoado, as principais espécies de pescado capturadas, os grupos culturais, as personagens que fazem a história dos lugares também são destaques da página do Rede Mar de Cidadania. O site oferece, ainda, um mapa com a localização de cada comunidade e a descrição de cada morador do lugar onde vive.

O grupo é formado por egressos de um processo de formação política cidadã, desenvolvido pela PARTICIPAR, empresa responsável pelo Programa de Educação Ambiental na área de influência do empreendimento Manati, e exercita sua militância por meio de formulação, controle e incidência em políticas públicas, sobretudo as políticas municipais de interesse dos pescadores e marisqueiras do território.

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de fotos

Voltar para listagem