Projetos

Projeto INASA - Guiné Bissau

Status: Concluído.

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA), em Guiné Bissau, nasceu a partir de uma iniciativa do Ministério da Saúde daquele país, em parceria com a Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI), com recursos da Fundação Bill & Melinda Gates e executado pela Emory University. Foi concebido para assumir um papel estratégico no processo de reestruturação do sistema de saúde pública da Guiné Bissau e tem como principais desafios produzir respostas úteis e inteligentes para os problemas de saúde pública do país e ser uma organização que realiza pesquisa e se engaja com advocacy em políticas públicas. O INASA surgiu, então, com a pretensão de ser uma ponte entre o conhecimento e a execução das políticas de saúde pública da Guiné Bissau.

No início de 2010, começou a surgir no INASA um movimento de reflexão sobre os resultados e aprendizados atingidos ao longo da implementação do plano estratégico.  Este movimento teve como resultado a decisão de contratação de uma consultoria para subsidiar a principal liderança do Instituto na condução do processo de fortalecimento e articulação dos componentes estratégicos do sistema de saúde pública (Laboratório Nacional de Saúde Pública, Projeto Saúde Bandim, Centro de Medicina Tropical, Serviço de Epidemiologia, Direcção de Informação Educação e Comunicação e Escola Nacional de Saúde Pública), bem como a criação de uma visão compartilhada em torno da visão de futuro do novo Instituto, INASA.

Assim, em setembro de 2010, a PARTICIPAR realizou uma visita precursora a Guiné Bissau para construção das linhas estratégicas do trabalho. Este trabalho foi realizado a partir de visitas a instituições e reuniões de trabalho com as principais lideranças dos componentes do sistema de saúde pública da Guiné Bissau, nas quais esteve também presente a representante do IANPHI. A visita focou seu processo de trabalho na discussão do referencial de mudança proposto pelo INASA; no entendimento e análise das partes que compõem o Instituto (LNSP, PSB, AMT, e ENSP); e mapeou os possíveis pontos de conflito entre as partes do sistema (LNSP, PSB, CMT, SIS, DIEC e ENSP) e o referencial de mudança proposto pelo INASA. Teve como desdobramento um plano de trabalho que centrou nos seguintes pontos:

· Integração orgânica entre as linhas programáticas do INASA e as metas estratégicas setoriais;

· Fortalecimento e articulação dos componentes estratégicos do sistema de saúde pública (LNSP, PSB, CMT e ENSP), bem como a criação de uma visão compartilhada em torno da visão de futuro do INASA.

Este trabalho, concluído no início de 2012, teve como resultado a revisão do Plano Estratégico 2007/2011 e a construção do Marco Referencial da reestruturação organizacional do Instituto, incluído estratégias de sustentabilidade institucional.

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