Sociedade Civil: comportamento das organizações não-governamentais

Nas últimas décadas, muitas mudanças significativas ocorreram no contexto político e social no Brasil, quando vivenciamos o processo de redemocratização do Estado e as influências por ele geradas, como a maior participação e atuação da sociedade brasileira por meio da intensificação de suas ações diretas e na cobrança pela atuação do Estado nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, entre outras.

Esse processo surgiu a partir da resistência à ditadura e, segundo alguns autores como Falcão (2004) e Falconer (2005), têm entre os principais atores o terceiro setor. Seja pelo fato do mesmo ter renovado as práticas democráticas e criado interfaces mais colaborativas entre a sociedade civil e o governo; ou pela tentativa de canalizar a representação da cidadania e moldar a sociedade civil organizada; ou ainda, pela promessa de renovação do espaço público, do resgate da solidariedade, da cidadania e a humanização do capitalismo.

Clique no ícone abaixo para efetuar o download do arquivo "Sociedade Civil: comportamento das organizações não-governamentais"

Sociedade Civil: comportamento das organizações não-governamentais
Voltar para listagem