Notícias

Encerramento do Contrato de consultoria com a UO-RIO na Bacia de Campos

28 de novembro de 2013

Realizada de 2008 a 2013, a relação contratual entre a Participar e a UO-Rio teve como objeto inicial a condução de uma avaliação participativa do Projeto de Formação de Núcleos de Educação Ambiental (NEAs). A partir desse processo inicial, que durou 3 meses, um novo convite foi feito à Participar para assessorar o desenvolvimento do projeto reformulado após a avaliação.

Nesse contexto, o desafio dos últimos cinco anos, na Bacia de Campos, foi construir um ambiente de aprendizagem mútuo que tornasse possível construir processos de aprendizagem nos quais os sujeitos sempre protagonizem as ações e estejam no centro das atenções, traço ímpar da filosofia de trabalho da Participar.
 
As ações do Projeto NEA-BC privilegiam o jovem e os comunitários que buscam alternativas para a resolução das históricas demandas locais e que usam seu protagonismo como combustível. Razão que faz dele uma intervenção contra-hegemônica de sucesso na Bacia de Campos, favorecendo a emancipação de sujeitos e fortalecendo a organização da sociedade para incidência em políticas públicas, com a comunicação, o engajamento cívico e a formação politica cidadã como meios para a garantia efetiva de direitos.
 
O conjunto de dedicação e compromisso dos atores envolvidos – Comunitários, Participar, Petrobras, Associação NEA-BC e IBAMA – tem como legado um novo caminho para a concretização da ideia do desenvolvimento socioambiental. Esse caminho é o da co-responsabilidade, da participação efetiva, do respeito às diferenças e engajamento cívico. E pode ser visto de diferentes formas, a partir da ótica dos diferentes atores e de fatores motivacionais diversos: uma licença ambiental que se mantém; uma diretriz que é seguida; a possibilidade de pessoas, historicamente excluídas dos processos de gestão ambiental, passarem a ter vez e voz; lideranças comunitárias mais experientes tendo a oportunidade de educar e ser educada por meio de debates intergeracionais; ter a variável “juventudes” tratada de forma diferenciada em um Programa de Educação Ambiental.
 
Produto desse nosso trabalho, lançamos a Coleção Organização Comunitária e Incidência em Políticas Públicas (clique aqui para download). Uma publicação que reúne alguns dos principais aprendizados do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças, também elaborado pela equipe da Participar, e que serve para a promoção de debates e para ensejar a participação nas atividades políticas e sociais em prol do desenvolvimento da Região. 
 
Desejamos todo o sucesso ao Projeto NEA-BC e esperamos que esta construção tenha efetiva continuidade e seja desenvolvida de modo a respeitar as sutilezas e o caráter desse tipo de trabalho, inclusive mantendo-se em consonância com as diretrizes do IBAMA e aos princípios e valores do NEA-BC.
 
Saudações fraternas, 
Equipe Participar – Desenvolvimento e Avaliação de Projetos
 

Voltar para listagem