Notícias

Comissão de Pescadores participantes do PIPP no Morro de São Paulo visitam estaleiros

01 de novembro de 2011

A PARTICIPAR acompanhou a  comitiva formada por pescadores participantes das atividades do PIPP, em Morro de São Paulo (Cairu -BA), durante a visita aos estaleiros da Região Metropolitana de Salvador e Conceição de Salinas, região da Ilha de Itaparica nos dias 17 e 18 de outubro último.

Entre os estaleiros visitados, a comissão conheceu as embarcações produzidas pelo Estaleiro da Fundação para o Desenvolvimento de Comunidades Pesqueiras Artesanais (Fundipesca), em Camaçari; Estaleiro Bakar, no bairro de Valéria, em Salvador; e o Estaleiro ARS Canoas, em Conceição de Salinas, município de Salinas da Margarida.

O objetivo dessas visitas foi avaliar, na visão dos pescadores, o modelo ideal de embarcação para o desenvolvimento da atividade de mergulho e transporte de passageiros na área de navegação Tipo II, no Morro de São Paulo. A partir das preferências dos pescadores e aconselhamento técnico, os orçamentos foram solicitados para análise e o modelo de embarcação que reunir maiores vantagens será adquirido pelo Consórcio Manati, através do PIPP, para compensação socioambiental da comunidade pesqueira de Morro de São Paulo. Estima-se de 2 a 3 embarcações serão adquiridas e doadas para o uso coletivo dos pescadores do Zimbo, Mangaba e Vila do Morro.

O próximo passo será a elaboração dos acordos de uso coletivo das futuras embarcações e a continuidade do processo de regularização das embarcações de pesca já existentes. O fortalecimento institucional da Associação de Pescadores local (ASPEMATRE) e organizativo do grupamento de pescadores envolvidos será intensificado, após o avanço dessas ações.

Voltar para listagem