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Proposta Conceitual para o Diagnóstico Participativo do PEA-BC

13 de julho de 2009

O diagnóstico participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC) objetiva "identificar os atores sociais envolvidos e as demandas socioambientais da região, definindo os sujeitos prioritários das ações educativas, por meio de um processo participativo, construindo uma base de dados em consonância com os problemas, conflitos e potencialidades identificados por esses grupos na relação com seu meio ambiente, na área de abrangência do PEA-BC". 

Neste sentido, em 2008, a Participar, a convite da Petrobras/UN-BC, construiu toda a proposta conceitual e metodológica, abordando o processo de Sistematização de Experiências e de construção de projetos integrados, incluindo toda a descrição Metodológica do Trabalho de Campo, que envolve as etapas de Planejamento, de Observação e Mobilização, de Construção e Participação Integrada, e de Implementação e Acompanhamento. 

A proposta, aprovada pela Coordenação Geral de Petróleo e Gás (CGPEG) do IBAMA, será utilizada como referência para a execução desse trabalho na Bacia de Campos, que deverá ter início ainda em 2009.

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