Notícias

Petrobras contrata consultoria para coletar informações sobre embarcações de pesca artesanal e mariscagem em comunidade tradicional no Estado de Sergipe

01 de novembro de 2019

A PARTICIPAR foi contratada pela Unidade de Operações da Petrobras em Sergipe e Alagoas (UO-SEAL) para realização de um diagnóstico das embarcações de pesca artesanal e mariscagem na comunidade do Apicum, pertencente ao município de São Cristóvão, em Sergipe.

Essa ação esteva vinculada ao Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras Pesqueira (PEAC) e consistiu no levantamento, catalogação e sistematização de informações sobre as embarcações de pesca artesanal da localidade, utilizadas como apoio para prática da mariscagem. Esse levantamento forneceu subsidios para que a Petrobras pudesse proceder com o processo de substituição ou reformas das embarcações, em atendimento ao Plano de Compensação da Atividade Pesqueira – PCAP, vinculado ao PEAC.

Para a coleta de informações, a PARTICIPAR realizou pesquisa e análise de dados secundários, ações de mobilização social, imersão em campo para entrevistas com pescadores, marisqueiras, lideranças locais e proprietários de embarcações para levantar informações sobre o estado de conservação das embarcações.

Também foram realizados diálogos com profissionais locais que atuam na construção de embarcações para elaboração de orçamentos dos serviços necessários à requalificação dasa embarcações ou construção de novas embarcações que substituiríam àquelas sem condições de uso.

Por fim, foram realizadas reuniões ampliadas na comunidade, visando validar as informações obtidas no levantamento sobre o estado das embarcações e definir as embarcações que seriam contempladas pelo PCAP. Nessas reuniões, acordou-se também que as embarcações substituidas deveriam ser inutilizadas, evitando-se que elas continuassem a ser utilizadas, colocando em risco seus usuários e, também, aumentassem o esforço de pesca no território.

Galeria de fotos

Voltar para listagem