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PARTICIPAR realiza Programa de Desenvolvimento de Lideranças nas Localidades da Área de Influência da Dutovia

01 de março de 2015

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças é um componente estratégico fundamental, idealizado pela PARTICIPAR e adaptado para o contexto da Iniciativa Social Dutovia, uma ação de responsabilidade social empresarial do Consórcio Dutovia, que faz a gestão compartilhada dessa via de dutos, que liga a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), o Pólo Industrial de Camaçari e o Porto de Aratu (em Candeias).

O Programa consiste em um processo educacional baseado em seminários presenciais teórico-práticos, intercâmbios de aprendizagem, análise de casos, resolução de desafios, rodas de diálogos intergeracionais, entre outras atividades. Sua aplicação visa estimular as qualidades de liderança dos seus participantes através de experiências, desafios, decisões que os confrontem com a problemática socioambiental. Ao mesmo tempo, propõe-se a disseminar e a construir conteúdos e ferramentas que desenvolvam as qualidades necessárias para a compreensão da realidade e, principalmente, para a gestão socioambiental em quaisquer dos âmbitos em que este papel interfira na condução ou articulação de políticas, programas, projetos ou organizações.

O desenvolvimento de lideranças proposto considera a necessidade de uma participação qualificada em todo o processo de gestão da coisa pública. Por isso, através da realização de atividades formativas, objetiva discutir e disseminar conteúdos capazes de despertar o espírito analítico e crítico para a compreensão do contexto maior, onde se processam as mudanças e se executam as políticas de desenvolvimento socioambiental; e, além disso, estimular o comportamento cooperativo e criativo na busca de soluções. O processo integrado de aprendizagem ocorrerá por meio da combinação de instrumentos específicos, articulando, simultaneamente, em duas estratégias de ação – Local e Regional.

No âmbito local as temáticas a serem abordadas no Programa estão divididas em um Módulo Introdutório e quatro Módulos Temáticos, conforme pode ser observado abaixo:

Assim, no processo de ensino-aprendizagem em âmbito local e com a facilitação da equipe técnica, os participantes do Programa trabalharão questões que lhes são específicas, contextualizando os conteúdos de acordo de cada módulo com a realidade local.

No âmbito regional, pretende-se que os sujeitos da ação educativa estejam inseridos na categoria de atores institucionais, representantes das localidades envolvidas na iniciativa. O coletivo será formado por cinco ou seis representantes de cada localidade e terá como principais instrumentos de aprendizagem os Encontros Regionais.

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